Tudo o que você precisa saber para ter uma vida ativa e saudável

 em Uncategorized

Tudo o que você precisa saber para ter uma vida ativa e saudável

 

Ter uma vida ativa e saudável é uma de suas prioridades, mas uma rotina atribulada com trabalho e faculdade o desmotiva?

Primeiramente, é preciso entender que mesmo com um dia a dia corrido é possível ter uma rotina de qualidade. Entretanto, ela não depende apenas de um fator, e sim de um conjunto de elementos e hábitos construídos dia após dia.

Por isso, quando falamos em vida ativa e saudável temos que avaliar a nossa rotina como um todo. Uma alimentação pobre em nutrientes, noites mal dormidas e sedentarismo, por exemplo, auxiliam o aparecimento de doenças e fazem com que você se sinta sem disposição e sem motivação.

Pensando nisso, mostramos neste artigo o que você precisa saber para ter mais qualidade de vida. Confira!

 

 

A alimentação faz toda a diferença

 

Você ingere com frequência alimentos gordurosos, processados ou ultraprocessados?

Geralmente eles contêm inúmeras toxinas — substâncias nocivas ao organismo —, causam inflamações, alteram o funcionamento do metabolismo e prejudicam a nossa saúde de inúmeras formas.

Hora ou outra, a ingestão de tais alimentos acaba se refletindo em nossa saúde e em nosso corpo. Então, construa aos poucos novos hábitos alimentares com produtos mais naturais, frescos e nutritivos. E, claro, hidrate-se!

Para que possamos alcançar nossos objetivos pessoais e profissionais, é necessário que tenhamos uma boa condição física — a obesidade, aliás, já é uma das maiores ameaças à saúde. Por isso, não há como ter uma vida ativa e saudável, de fato, sem cuidarmos do que colocamos dentro de nós.

 

Exercícios físicos devem fazer parte de sua rotina

 

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 62,1% de pessoas com 15 anos ou mais residentes no Brasil não praticaram qualquer tipo de esporte ou exercício físico em 2015, ano em que foi feito o levantamento.

É um dado alarmante, não acha?

Principalmente quando pensamos que esportes e exercícios físicos em geral não só melhoram o físico, mas acarretam uma série de benefícios para nosso organismo, o que auxilia em nossa busca por uma vida ativa e saudável.

E isso não influencia apenas o âmbito individual, mas também o profissional e o familiar. Uma pessoa disposta e motivada certamente participará mais de atividades em família, terá mais saúde para brincar com seus filhos e até mesmo mais longevidade para vê-los crescendo!

Quando você consegue incorporar na sua rotina um tempo dedicado à atividade física, logo percebe a diferença que ela faz, resultando em benefícios como:

  • rendimento no trabalho;
  • melhora da disposição;
  • diminuição no estresse;
  • controle de diversas doenças;
  • proteção do seu coração;
  • melhora da autoestima e aceitação.

Os exercícios físicos devem ser encaixados em sua agenda como uma prioridade diária, pois além dos benefícios citados acima — dos quais alguns já são perceptíveis na segunda semana de prática —, há muitos outros, inclusive psicológicos.

E não é preciso se exercitar todos os dias, não: praticar atividades físicas três vezes por semana já garante os benefícios mencionados aqui!

 

A qualidade do sono está diretamente ligada à saúde

 

Praticar exercícios é de suma importância, mas isso toma apenas uma pequena parte do seu dia: uma hora se exercitando corresponde a cerca de 4,16% dele, então, o que você tem feito com os outros 95,84%?

Esse tempo restante também influencia, e muito, sua qualidade de vida. Principalmente quando se trata de reservar horas suficientes para dormir.

Aliás, você dorme profundamente e acorda revigorado? Ou passa as noites dormindo mal e já acorda com aquela sensação de cansaço?

Resumidamente, durante o sono nossa mente e nosso organismo passam por processos que os revigoram. Por isso, noites mal dormidas estão diretamente ligadas:

  • ao mau humor;
  • à falta de concentração;
  • à ansiedade;
  • à dificuldade em reter informações;
  • ao risco de sobrepeso;
  • ao enfraquecimento do sistema imunológico.

Ter uma vida ativa e saudável exige boas noites de sono, e a alimentação juntamente com a prática regular de exercícios físicos têm forte influência em noites bem dormidas.

Enfim, vimos neste artigo o que você precisa saber para ter uma vida ativa e saudável. Construa sua rotina ao redor de uma alimentação mais nutritiva, boas noites de sono e de exercícios físicos e veja a sua saúde mudar em poucas semanas!

E aí, gostou do texto e quer ter acesso a mais conteúdos como esse a fim de melhorar a sua qualidade de vida? Então não perca mais tempo e saiba agora mesmo como melhorar seu condicionamento físico!

 

Aula Experimental

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

AUMENTE SEU DESEMPENHO FÍSICO