Dicas de como melhorar seu condicionamento físico

Você deseja ter mais disposição para trabalhar, estudar ou participar de festas e eventos? Gostaria de dormir melhor? Necessita de mais motivação para o dia a dia?

Então provavelmente você precisa melhorar seu condicionamento físico!

De acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional sobre Esportes e Atividade Física do PNUD, programa da ONU, cerca de 300 mil brasileiros morreram em razão de doenças relacionadas ao sedentarismo — principalmente doenças crônicas não transmissíveis, como a hipertensão.

Ou seja, a inatividade física não só acarreta doenças que prejudicam nossa qualidade de vida, mas é uma ameaça real à própria vida!

Há diversas formas de melhorarmos o nosso condicionamento sem necessariamente precisarmos fazer isso dentro de um espaço fechado. Podemos, por exemplo, começar a praticar exercícios na rua, na academia ou até mesmo em casa.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue acompanhando este post!

 

Mude as pequenas ações do seu dia a dia

 

Pequenas mudanças podem resultar em grandes melhoras!

Se você costuma usar o elevador diariamente, por que não trocá-lo pelas escadas?

Caso utilize sempre o carro ou a moto para ir até a padaria, por que não ir a pé?

Em vez de deixar alguém da sua família caminhar com seu animal de estimação, por que não levá-lo para passear em alguns dias da semana também?

Por mais simples que possam parecer, essas atividades são muito válidas para você começar a melhorar seu condicionamento físico aos poucos e tornar a sua rotina mais ativa.

 

Monte um treino em casa ou ao ar livre

Tem piscina em casa? Tem uma bicicleta que está parada há meses ou anos? Há algum local propício para caminhadas perto da sua casa, mesmo que seja sua rua?

Outra forma de melhorar seu condicionamento é realizando um treino específico montado para você, que possa ser realizado na sua própria casa ou em algum espaço de sua preferência, seja em parques, quadras, piscinas públicas, entre outros.

Em casa, por exemplo, dá para fazer diversos tipos de exercícios, como:

  • pular corda;
  • flexões de braço;
  • agachamento;
  • abdominais;
  • prancha no solo.

Realizar os exercícios citados acima, fazer caminhadas curtas, andar de bicicleta, jogar tênis ou vôlei com amigos, nadar ou pegar pesos: independentemente da sua escolha, lembre-se de consultar fontes seguras ou profissionais qualificados para entender exatamente como fazer cada movimento e o tempo de duração ideal.

 

Chame a família para se exercitar junto com você

 

Um dos fatores que impede muitas pessoas de começarem a praticar exercícios físicos é o fato de não terem alguém como parceiro de treinos.

Uma ótima solução para isso certamente é chamar a família para participar!

Além do clima ficar mais descontraído, vocês provavelmente não sentirão o tempo passar, o que deixa todo o treino mais leve e prazeroso.

Por isso, fazer caminhadas, passeios de bicicleta ou outras atividades que envolvam todo mundo é uma boa oportunidade de melhorar seu condicionamento físico juntamente com a sua qualidade de vida.

Ah, vale lembrar: ao iniciar determinadas atividades ou exercícios, nem sempre você estará motivado, isso é comum. Entretanto, persista naquilo que se comprometeu a fazer, pois no decorrer da atividade a motivação sempre aparece!

 

Se matricule em uma academia

Outra opção para melhorar seu condicionamento físico é se matricular em uma academia. Lá são encontradas atividades como musculação, dança, pilates, boxe, entre outras.

Além de ser um espaço focado no desenvolvimento de exercícios de acordo com seus objetivos pessoais — seja emagrecer ou ganhar massa muscular, por exemplo —, é um espaço que oferece a companhia de pessoas com objetivos semelhantes aos seus.

E, ainda mais importante: oferece o acompanhamento de profissionais habilitados!

Lembre-se de que qualquer atividade pode ser realizada sem acompanhamento, mas é muito importante receber o apoio e as instruções de uma pessoa qualificada para atendê-lo. Sem esse acompanhamento, aliás, o exercício feito pode acabar gerando problemas de saúde em vez de resultar em benefícios para o corpo e para a mente.

Ressaltamos que a saúde deve vir em primeiro lugar, sempre!

Caso tenha filhos, os chame para acompanhá-lo na atividade escolhida e mostre a eles que é importante se preocupar com a saúde. Além de ser motivador se exercitar com alguém próximo, o seu exemplo poderá mudar significativamente a vida daqueles ao seu redor.

Enfim, vimos que melhorar seu condicionamento físico não é difícil, concorda? Para isso você pode começar mudando pequenas atitudes do dia a dia ou fazer exercícios que gosta. Com o tempo seu corpo vai se ajustar e pedir por atividades físicas, facilitando assim a sua rotina.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário